Dia do Judo

 

No passado dia 27 de Maio a ALB participou em mais uma iniciativa, desta feita organizada pelo Judo Clube de Lisboa. O dia do Judo decorreu no pavilhão municipal de Alenquer e contou com a participação de mais de 200 judocas de tenra idade. Para além dos judocas, muitos foram os que acorreram aquele local para assistir aquele evento que contou com torneios, aulas coletivas e demonstrações. Ao longo das galerias de acesso às bancadas, era possível consultar diversa informação sobre a Federação Portuguesa de Judo e a sua história. Afinal de contas já são mais de 50 “aninhos”. Estiveram presentes vários responsáveis da Federação Portuguesa de Judo e o presidente da Câmara Municipal de Alenquer. Também esteve presente a Fundação do Gil.

A ALB  fez-se representar por uma exposição de 9 bonsai. Todas as plantas estavam identificadas por uma ficha de informação onde constava a espécie, nome comum, estilo e idade (quando conhecida).

Aproveitou-se a ocasião para trabalhar um juniperus pre-bonsai em estilo moyogi, que despertou enorme interesse entre os mais novos, tendo estes inclusivamente participado ativamente na limpeza do tronco e colocado muitas questões sobre a planta.

O espaço da ALB foi visitado ao longo de todo o dia, por bastantes pessoas observando os bonsai, assim como procurando saber mais sobre os mesmos, quer lendo as fichas de informação, quer colocando questões. “Voaram” também alguns panfletos de divulgação da ALB e nenhuma árvore sofreu danos de monta! (apenas uma cerejeira ficou “aliviada” de algumas cerejas, que foram “semeadas” em vasos de árvores vizinhas).

A organização do evento manifestou a satisfação pela participação da ALB, tendo inclusivamente a gentileza de ter oferecido à nossa associação um exemplar do livro alusivo aos 50 Anos da Federação Portuguesa de Judo. Desde já os nossos agradecimentos à organização do evento pelo convite endereçado e pela oportunidade dada para poder divulgar esta arte.