Quem somos?

Apresentação - A Nossa História


“A Associação Lusitana de Bonsai surgiu da paixão e carinho pelos bonsai de alguns “maníacos” que perdiam as suas tardes de Sábado num lugar perdido em Campolide...”

Esta Associação nasceu da necessidade de trocar experiências e conhecimentos sobre bonsai, apoiada numa base de associativismo e na prática continuada da arte bonsai.

É nossa missão :

“Promover e dignificar a arte de bonsai, realizar o intercâmbio de experiências, desenvolver actividades culturais e recreativas que difundam as técnicas específicas de bonsai e a protecção da Natureza, sem fins lucrativos”

Artigo 3º dos nossos Estatutos



Após dois cursos e um pouco de prática, alguns entusiastas de bonsai (alunos do curso nível II do Centro-Escola da Luso Bonsai, Lda) sentiram que ainda tinham um longo caminho a percorrer no magnífico mundo dos bonsai. Todos ansiaram por mais e ninguém quis parar por ali. Acima de tudo todos nós queríamos praticar, praticar, praticar, ...

A Associação Lusitana de Bonsai tem um âmbito nacional e foi criada para reunir pessoas de todas as idades e de qualquer nível de experiência. É nosso objectivo conseguir que os nossos associados desfrutem a 100% das suas pequeninas árvores e que façam do bonsai um hobby para a vida.

Aconselhamos os nossos associados a obterem formação e aprendizagem constantes através de cursos, livros, revistas, exposições, congressos e obviamente através da ALB.


As nossas actividades regulares :


A Associação Lusitana de Bonsai proporciona aos seus associados pelo menos uma actividade regular ao segundo Domingo de cada mês, habitualmente nos arredores de Lisboa.

Nestas actividades teremos sempre um tema para uma actividade prática (uma espécie, uma técnica, um estilo, etc...) e/ou um tema técnico. No entanto existe sempre a possibilidade de cada associado levar o seu bonsai para realizar um trabalho específico (poda, transplante, aramamento, etc...) ou simplesmente para ser visto, analisado e apreciado por outros olhos.

Os nossos projectos :

A Associação Lusitana de Bonsai está 100% afastada de interesses comerciais. A nossa estratégia é focalizada unicamente na arte bonsai e nas outras artes orientais associadas como o sueseki, as paisagens, os jardins Japoneses, o Feng-Shui, a caligrafia, a pintura/gravura e o Thai-Chi.

A médio e longo prazo pretendemos obter parcerias com entidades nacionais (ou estrangeiras) como jardins, câmaras municipais, viveiros, empresas especializadas em bonsai e com outros grupos ou associações de bonsai.

A Nossa História


A história da Associação Lusitana de Bonsai :

Início de Fevereiro de 2005 – decorre o primeiro curso de 2005 do Nível II do Centro-Escola da Luso Bonsai em Campolide, Lisboa. Éramos oito alunos “irrequietos” sempre desejosos de ter as mãos ocupadas com tesouras, arames, alicates, terra e vasos, acompanhados pelo nosso professor e amigo Jorge Silva, sócio-gerente da Luso Bonsai. A este grupo juntou-se o José Machado professor do Nível I também nosso professor, para uns num passado mais recente, para outros num passado mais distante.

Meados de Fevereiro de 2005 – no fórum da página web da Luso Bonsai (onde a maioria de nós participa) surge um convite para um almoço e encontro bonsai com o “Grupo Bonsai de Leiria”. Veja esse tópico clicando aqui.

27 de Fevereiro de 2005 – realizou-se o almoço e encontro bonsai em Leiria. Fomos muito bem recebidos pelos anfitriões do “Grupo Bonsai de Leiria”. Efectuamos um passeio guiado a um pinhal, almoçamos nos Viveiro S. Jorge na Batalha e durante a tarde no mesmo local participamos na poda, modelação e transplante de uma Ficus Panda que fez as delícias do nosso grupo convidado. E foi aí que tudo começou,... veja a reportagem completa desse domingo inesquecível:

5 de Março de 2005 – no decurso do nosso curso na Luso Bonsai passamos essa tarde de Sábado a falar acerca da possibilidade de criarmos também um grupo / clube de bonsai. O entusiasmo do tema envolveu também os nossos professores Jorge e José Machado. A nossa aula acabou por não ser realizar.

Meados de Março de 2005 – imediatamente este grupo inicial começou a efectuar pesquisas sobre a constituição de associações.

20 de Março de 2005 – realizou-se a primeira reunião para constituição da Associação. Definiram-se objectivos e estratégias e a natureza das nossas actividades. Escolheu-se o nome da Associação por votação. A Luso Bonsai disponibilizou as suas instalações para os encontros regulares. Esta reunião foi registada em acta e cada elemento ficou com tarefas específicas a seu cargo.

22 de Março de 2005 – anunciou-se no fórum da Luso Bonsai os três nomes escolhidos para submeter à apreciação por ordem de preferência.

8 de Abril de 2005 – após publicitar no fórum da Luso Bonsai realizou-se a primeira actividade da Associação como tema “Transplantes de Interior” (veja a reportagem completa clicando em “Eventos” no topo desta página e depois em “Actividades”).

30 de Abril de 2005 – Acertaram-se alguns detalhes e chega-se ao texto final dos nossos estatutos. Nesse dia foi a última aula do curso e realizou-se um jantar de convívio num restaurante Japonês em Linda-a-Velha. Discutimos as primeiras provas do nosso logotipo.

8 de Maio de 2005 – realizou-se a segunda actividade da Associação com o tema “Azáleas e Bonsai Floridos” (veja a reportagem completa clicando em “Eventos” no topo desta página e depois em “Actividades”). No fórum da Luso Bonsai surgem bastantes comentários positivos e de incentivo à continuidade da ALB.

Meados de Maio de 2005 – após dois pedidos de denominação junto do RNPC (Registo Nacional de Pessoas Colectivas) é atribuído o número de pessoa colectiva e a denominação “ALB-Associação Lusitana de Bonsai”.

Final de Maio de 2005 – inicia-se a construção desta página web.

19 de Junho de 2005 - realizou-se a terceira actividade com o tema “Defoliação de Caducas e Ficus” e “Fitossanidade” (veja a reportagem completa clicando em “Eventos” no topo desta página e depois em “Actividades”).

10 de Julho de 2005 – reuniram-se os sócios fundadores e tomaram-se decisões importantes relativamente a questões internas da associação e definiram-se estratégias até ao final do ano de 2005.

13 de Julho de 2005 – realizou-se em cartório notarial a escritura de constituição legal da associação, com os respectivos estatutos.

2 de Setembro de 2005 - é inaugurada a nossa página web.

11 de Setembro de 2005 - realizou-se a quarta actividade com o tema "Roteiro dos viveiros de Sintra,... Escolha de Pré-Bonsai".

14 de Setembro - é publicado no Diário da República III Série n-177 de 14-09-2005 a escritura de constituição da Associação Lusitana de Bonsai.

18 de Setembro de 2005 - realizou-se a primeira Assembleia Geral, onde foram eleitos os órgãos sociais.